Clínica Dr. Fernando Arruda - Cirurgia Plástica

Slide
Slide
Prev Next

Consultas

Lipoaspiração

É um procedimento cirúrgico que se deve ter os mesmos cuidados pré-operatórios quanto a qualquer outra cirurgia. Deve ser realizada em nível de centro cirúrgico, adequadamente aparelhado para execução de procedimento cirúrgico.

A lipoaspiração é a retirada de "gordura" subcutânea, com a finalidade de corrigir alterações localizadas no contorno corporal e cervical, através da sucção da "gordura" por formação de pressão negativa(vácuo). O procedimento poderá ser realizado das seguintes formas:

- com seringas.
- com aparelhos(que produzem o vácuo).
- com aparelhos ultrassônicos(que ao vibrarem rompem as células gordurosas).
- com aparelhos que além de produzirem o vácuo também produzem um movimento rotativo alternado(de vai e vem), que facilita a retirada da "gordura" e diminui o esforço do cirurgião.

São utilizada cânulas de tamanhos variados, tanto na espessura como no comprimento, dependendo da indicação de cada caso.

Obs.: As informações abaixo, sobre lipoaspiração, foram confeccionadas pela Clínica Dr. Fernando Arruda.
  • Perguntas e Respostas

  • Quando são indicadas as lipoaspirações, e quando são contra indicadas?
    As lipoaspirações são indicadas para tratamento de "gorduras" localizadas no contorno corporal, desde que a paciente tenha uma pele com elasticidade conveniente para acomodar o conteúdo e o continente. Ex.: A paciente que tem os "culotes" proeminentes e a pele com uma boa elasticidade.

    As lipoaspirações são contra indicadas para emagrecimentos corporais e quando a paciente não tem uma pele com boa elasticidade.
    As lipoaspirações deixam cicatrizes?
    As incisões cirúrgicas(cortes) são normalmente de aproximadamente 0,5cm e são geralmente colocadas em locais pouco visíveis (dobras, sulcos, local de pelos,etc.), mais deixam essas pequenas cicatrizes.
    As lipoaspirações deixam a pele arroxeada?
    Sim! As pacientes claras pagam um maior tributo quanto essas sufusões hemorrágicas. Por outro lado essas marcas arroxeadas desaparecem com o passar do tempo. Deve-se evitar o sol neste período, para não correr o risco de pigmentação definitiva.
    A paciente que se submete a lipoaspiração poderá ter necessidade de fazer complementação da lipo, e não há contra indicação para tal procedimento?
    Na lipoaspiração, eventualmente há necessidade de complementação cirúrgica, normalmente é um procedimento menor para correção de pequenas alterações de relevo, ou assimetrias; procedimento esse que normalmente é realizada com seringa e anestesia local.
    Existe risco de vida para quem se submete à lipoaspiração?
    Nós costumamos dividir o risco de um procedimento cirúrgico em: risco previsível e risco imprevisível. O risco previsível não deverá haver, pois os pacientes devem passar por uma avaliação criteriosa de exames laboratoriais e de risco cirúrgico; exatamente para selecionar os pacientes que não oferecem tal risco. O risco imprevisível, como o próprio nome está dizendo não depende do cirurgião, no entanto, quando a cirurgia é realizada em centro cirúrgico convenientemente aparelhado, há a possibilidade de tratar as intercorrências que eventualmente possam surgir.

    Racionalizando a questão, nós diríamos que o risco imprevisível é infinitamente menor do que aquele que corremos diariamente com nossos carros no transito de nossas cidades,(estaticamente falando).
    Quando é possível avaliar o resultado final de uma lipoaspiração? Quando é possível fazer os retoques?
    O resultado de uma lipoaspiração poderá ser verificado após 6 meses da cirurgia, no entanto, já demandados 3 meses o(a) paciente terá aproximadamente 70% do resultado. Também após 30 dias o(a) paciente poderá submeter-se a tratamento de drenagem linfática manual e ou mecânica (Endermologia), e com isso abreviar o resultado final da sua lipoaspiração. Qualquer retoque só deverá ser feito após 6 meses.
    Porque algumas lipoaspirações deixam a pele com aspecto irregular(celulite)?
    Obviamente a lipoaspiração não é um método em que o cirurgião possa mensurar milimetricamente a retirada da "gordura", no entanto, o cirurgião deve evitar retirar gordura superficialmente, porque o panículo adiposo superficial contém uma grande quantidade de vasos linfático e venosos, responsáveis pela drenagem da região, e isso poderá acarretar as alterações do tipo "casca de laranja" . A gordura superficial deve ser preferencialmente tratada por métodos não invasivos(ultra-som e vacuoterapia).
    Qual o tipo de anestesia é usado na lipoaspiração?
    A anestesia poderá ser local, caso a área seja pequena e não ultrapasse a quantidade de anestésico permitido. Poderá ser loco-regional através de bloqueio ou anestesia geral, essas duas últimas terão de ser administradas pelo Anestesista.
    Há necessidade de internação?
    O tempo de internação dependerá do porte da lipoaspiração que o(a) paciente foi submetido(a), poderá ser de 1h. ou 2h. até 12h. (O tempo para a total eliminação dos anestésicos e a reposição hidro-eletrolítica necessária para cada caso).
    Protocolo de lipoescultura. O que é lipoescultura?
    Lipoescultura é um procedimento cirúrgico em que se retira "gordura" subcutânea de uma determinada região e utiliza-se essa mesma "gordura" para corrigir alguma alteração em outra região corporofacial do mesmo paciente
    Quais as indicações para a lipoescultura?
    Indica-se a lipoescultura para correções de pequenas alterações cutâneas:
    • Sulcos faciais. (sulcos naso-labiais, glabelares, etc.).
    • Cicatrizes depressíveis.
    • Sulcos das nádegas.
    Que tipo de anestesia é utilizada na lipoescultura?
    Normalmente é a anestesia local.
    Há absorção da "gordura" injetada?
    Sim. Um porcentual da "gordura" injetada é absorvida até o 6º mês, a outra parte é integrada ao tecido local. Sempre orienta-se a paciente que o resultado melhor é alcançado com a repetição do processo. Funciona mais ou menos como técnica de preenchimento temporário.
    Poderá a paciente ter reação de rejeição ou infecção?
    Normalmente não, porque toma-se todas as medidas preventivas quanto à infecção e o material é pertencente ao próprio organismo.
    Quais são os cuidados no pós-operatório da lipoescultura?
    Deve-se evitar a exposição solar, calor , esforço físico excessivo por um período uma semana.